Daemon Sigillum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga

2 participantes

Ir para baixo

Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga

Mensagem por Admin Qui Ago 20, 2015 1:04 am

Essa regra tem alguns objetivos específicos, portanto, peço que, ao analisar, façam isso levando em conta se a regra proposta atende ao objetivo e não se ela agrada a vocês.

Objetivos:
 - Mais realismo 
- Mais estratégia

Antes de explicar como funciona essa regra, segue um resumo rápido sobre o combate, ele é feito das seguintes ações:

1 - teste de Iniciativa -> 1d10 + AGI - modificador da arma/escudo/armadura

2 - teste de ataque -> 1d100 - pode ser Briga, Armas Brancas ou Armas de Longa Distância

3 - teste de defesa  -> 1d100 - pode ser uma Esquiva, um Aparo (com arma branca ou briga) ou um Bloqueio (com escudo)

4 - dano -> pela arma, onde geralmente quanto maior a arma maior o dano

5 - IP - > pela armadura, onde geralmente quanto mais pesada a armadura maior o IP, o IP reduz o dano recebido

6 - PH -> pontos heróicos, são como pontos de vida extra, o dano é descontado dos ph´s e só depois que eles zeram é que se desconta o dano dos pontos de vida. Interpretativamente quando um personagem usa os ph´s é como se ele fizesse algo que reduzisse o ferimento, como virar de lado para que a espada pegue só de raspão ao invés de acertar em cheio, não chega a ser uma esquiva (pois o ataque acertou) mas reduz o dano.

7 - PV -> deles são descontados o dano que um alvo recebe, considera-se que quando os ph´s zeram o personagem está cansado o suficiente para não conseguir mas se "desviar heroicamente" e recebe o dano integral, quando eles zeram o personagem fica inconsciente e corre o risco de morrer.

Considerações:
Neste esquema acima, as opções e estratégias de combate são reduzidas, basicamente, o ideal é causar mais dano por rodada do que o dano que vc recebe por rodada e isso é conseguido simplesmente tendo a melhor armadura e a maior arma.

Mas será que o combate se limita a isso? Vejam essa luta de Game of Thrones: https://www.youtube.com/watch?v=NN30YMzja6Y

Bronn (com uma espada e armadura de couro) vence Sor Vardis Egan, que está com uma armadura completa, escudo grande e espada longa. Seria possível reproduzir isso com as regras descritas acima? Além disso, reparem, que não há "troca de dano", poucos golpes de espada realmente acertam os envolvidos, mas se ambos são guerreiros experientes (nível mínimo de 5) como poderia um ou dois golpes de espada matá-los usando as regras acima? Para tentar refletir essa realidade proponho a seguinte regra:

1 - os pontos heróicos geralmente vão de 3 a 12, a nova regra os aumenta pelo menos 5x o valor atual (algo entre 15 a 60). A ideia é que como os pontos heróicos representam também a fadiga de combate, cada ação feita pelo personagem reduz também os pontos heróicos, representando que ele está se cansando, fazendo com que o uso de uma faca passe a ser vantajoso já que cansa menos.

2 - Armas pequenas tem custo de ph 0, médias tem custo de ph 1 e armas grandes tem curto de ph 3 (esses valores são iniciais, a ideia é que cada arma tenha seu próprio valor em relação ao seu peso)

3 - Armaduras leves tem custo de ph 1, médias tem custo de ph 3 e grandes tem custo de ph 5 (idem ao parenteses acima)

4 - Escudos pequenos tem custo de ph 1 se for de madeira e 3 se for de metal, escudos grandes tem custo de ph 2 se for de madeira e 4 se for de metal.

Esses valores são descontados do total dos pontos heróicos a cada rodada que o personagem utilizá-lo, representando o quanto ele se cansa.

Como funciona na prática:
Imaginando o combate do vídeo acima, imaginemos:

Bronn - PH 20, PV 10, armadura de couro leve IP 3, iniciativa -1 e custo em PH1, espada longa dano 1d8, iniciativa  -3 e custo em PH 1.

Sor Vardis Egan - PH 40, PV 10, armadura de batalha completa IP10, iniciativa -7, custo em PH5, espada longa dano 1d8, iniciativa -3, custo em PH1, escudo grande de madeira IP5, iniciativa -3, custo em PH2.


Bronn (PH 20, PV10) tem uma penalidade de iniciativa igual a -4 (-1 da armadura -3 da espada), já Sor Vardis (PH 40 PV 10) tem penalidade de -13 (-7 armadura, -3 espada e -3 escudo). 

É provável que Bronn vença a iniciativa mas ele prefere não atacar, pq? Um ataque seu na primeira rodada lhe consumiria 1 ponto heróico que, caso ele acerte vai tirar 1d8 pontos de vida de Sor Vardis, mas o cavaleiro ainda pode se defender e conta com o alto IP de sua armadura que ia reduzir o dano para o mínimo de 1. 

Pode parecer uma troca justa mas não estratégica, Sor Vardis tem mais pontos heróicos do que Bronn e trocar dano agora não é vantagem para ele, então Bronn decide protelar sua ação e deixa Sor Vardis atacar primeiro, o cavaleiro tenta um ataque com sua espada longa, antes de fazer o teste ele tem que pagar o preço por estar tão bem protegido, ele reduz dos seus pontos heróicos os valores dos seus equipamentos, representando o quanto de cansaço causa usar tamanho metal no corpo.

Quando ataca Sor Vardis reduz seus ph em 8, ficando com PH 32, PV 10, já Bronn evita atacar preferindo aparar ou se esquivar, quando ele se defende ele desconta 2 dos seus PH ficando com PH 18, PV 10.

A partir daí vc já imagina neh, a cada rodada que Sor Vardis ataca ele perde 8 PH e Bronn que se defende perde apenas 2ph, logo o cavaleiro estará cansado devido ao peso que carrega e será um alvo fácil para Bronn que se restringiu a se defender e poupar seu fôlego.

Rodada 2 - Sor Vardis perde 8ph (PH 24, PV 10) / Bronn perde 2ph (PH 16, PV 10)
Rodada 3 - Sor Vardis perde 8ph (PH 16, PV 10) / Bronn perde 2ph (PH 14, PV 10)
Rodada 4 - Sor Vardis perde 8ph (PH 08, PV 10) / Bronn perde 2ph (PH 12, PV 10)

Note que agora Bronn já poderia tentar "trocar dano" já que ele tem mais pontos heróicos que Sor Vardis, porém, ainda é mais vantajoso se manter na defensiva mais uma rodada e contar com a sorte de que vai conseguir se defender do ataque.

Rodada 5 - Sor Vardis perde 8ph (PH 00, PV 10) / Bronn perde 2ph (PH 10, PV 10)

O que acontece quando os PHs chegam a 0.


Isso significa que o personagem está cansado, neste caso ele tem 3 opções:
1 - continua lutando mas seus testes de defesa e ataque são difíceis devido ao cansaço
2 - gasta uma rodada sem atacar para fazer um teste de CON, se tiver sucesso recupera CON/2 pontos heróicos, se falhar recupera CON/4 pontos heróicos.
3 - gasta uma rodada sem atacar e sem se defender e o teste de CON é um sucesso automático.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 120
Data de inscrição : 24/07/2015

Ficha do personagem
Pontos de vida:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue12/12Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos heróicos:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue12/12Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos de magia / fé:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue12/12Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (12/12)

https://sigillumdaemon.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty Re: Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga

Mensagem por dbastos Sáb Ago 22, 2015 11:32 am

Coerente uma vez que existem os PH neste sistema.

Na minha opinião, o sistema deveria conter este realismo ao consumir algo relacionado a constituição, de forma direta. Pois este realismo se aplica a todas tarefas de esforço corporal e talz...

Mas ficou bom.
dbastos
dbastos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 25/07/2015

Ficha do personagem
Pontos de vida:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue10/10Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (10/10)
Pontos heróicos:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue7/7Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (7/7)
Pontos de magia / fé:
Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Left_bar_bleue0/0Nova regra de combate - pontos heróicos e fadiga Empty_bar_bleue  (0/0)

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos