Daemon Sigillum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum

Ir para baixo

Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Empty Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum

Mensagem por Admin Qui Ago 20, 2015 4:32 pm

Esse tópico serve para discutir 2 temas:

1 - Normas de postagens no forum
2 - Os idiomas falados em Arton

Apesar de uma coisa ser referente ao cenário e outra referente ao uso da ferramenta de fórum, podemos implementar as duas coisas dando maior verossimilhança e melhorando o roleplay. Começaremos pelas normas de postagem:

Normas de postagem


Existem basicamente 4 "formas de comunicação" no fórum, e elas precisam ser identificadas pelo jogador que as escreve de maneira que fique claro para o leitor o que está ocorrendo na cena, essas 4 formas são:

A - Pensamento: geralmente é descrito usando os verbos penso/imagino com uso de : ou entre ( ). 
Exemplo: Enquanto olho ao redor da cela penso: talvez seja possível fugir pela janela ou Olho ao redor da cela (talvez seja possível fugir pela janela)


A diferença básica é que o texto na cor negra indica a ação de olhar, o personagem se move girando a cabeça para observar ao redor e pode notar alguma coisa, enquanto o texto em azul indica o seu pensamento. 


B - Fala: geralmente é descrito usando verbos como falo/digo com uso de : e - em seguida ou entre " ", mas.
Exemplo: Caminho até o lorde e digo : - Poderia acompanhá-lo em sua jornada? ou caminho até o lorde "poderia acompanhá-lo em sua jornada?"


A diferença é que o texto na cor negra indica a ação de caminhar até o lorde enquanto o texto em azul indica aquilo que é dito ao lorde. Além dessa observação, cabe ressaltar que a fala pode ser feita em 3 tons, normal, sussurro e grito. 


Para o uso da fala normal não há alteração na forma como se escreve e todos que estejam numa distância normal poderão ouvir o que o personagem disse. 


O grito é representado pelo uso de letras maiúsculas (CAPS LOCK) ou identificando que o personagem grita através de verbos como gritar/esbravejar, o grito tem um alcance maior pode ser usado tanto para dar um aviso a alguém que está longe quanto para intimidar. 


Já o sussurro serve para dizer algo em voz baixa, geralmente pq o personagem não deseja que alguém próximo escute o que será dito, o sussurro é indicado pelo uso de verbos ou locuções verbais como sussurrar, falar em voz baixa mas principalmente o jogador deve indicar com quem ele está sussurrando para que fique claro quem ouviu ou não o que foi dito. 


Uma observação importante é que, uma conversa em voz baixa ainda pode ser ouvida por alguém que esteja muito próximo ou que saiba que a conversa acontece e que se esforce (peça um teste) para ouvi-la e os personagens que sussurram só saberão que alguém tentou ouvi-los se a pessoa tiver uma falha crítica.


C - Ação: é tudo aquilo que o personagem faz, a ação não possui um indicativo pois geralmente ela é a base da postagem, o importante que o jogador deve considerar é que, tudo o que ele escreve torna-se ação, fala ou pensamento. porém, aquilo que ele não escreve, não se torna ação, fala ou pensamento.


Para entender melhor, nos dois exemplos acima se o jogador se limita a postar:
penso: talvez seja possível fugir pela janela - O personagem apenas pensa, ele não  olha ao redor e portanto talvez não perceba uma chance de fuga.



"poderia acompanhá-lo em sua jornada?" - Como o jogador não andou até o lorde, é possível que o lorde não escute o que ele disse ou até que o ignore achando que ele falou com outra pessoa.



D - OFF: indicado pelo uso do OFF: antes do texto, é a única forma de comunicação que o jogador usa com o narrador, todas as outras 3 remetem ao personagem. Essa forma deve ser evitada, para se manter a imersão, é mais imersivo dizer: caminho até a beirada da ponte e penduro-me para tentar ver se há alguém lá embaixo do que "narrador, quero ver se tem alguém debaixo da ponte".


Porém, o mais importante sobre o OFF é que, tudo o que foi dito em OFF não acontece no jogo, por mais que o jogador interrompa sua ação ação para perguntar algo ao narrador que o ajude a decidir que ação tomar, a ação só vai acontecer quando o jogador postar em "ON" o que o personagem fará.


Legal, agora já sabemos como nos comunicar pelo forum, pode parecer bobagem ou exagero, mas usar essas formas de comunicação padronizadas evita muita, muita discussão posterior pq o jogador sempre vai ter que enquadrar sua postagem a um padrão e depois não vai poder dizer que sua intenção era diferente daquela que ele descreveu ou que o narrador se confundiu.


Mas, agora imaginem o seguinte, Legolas e Tauriel são dois elfos que estão fazendo os anões liderados por Thorin como prisioneiros, eles conversam sobre o que farão com os anões mas não querem que eles saibam, para tal, eles conversam em sua língua natal, o élfico, pois acreditam que os anões não dominam essa língua.


Retratar isso no filme é fácil, porém, num PBF essa situação é delicada, por que adota-se que os personagens estão por padrão sempre usando a língua comum do cenário (no caso de Tormenta ou Valkar ou sua língua nativa), então para falar em élfico os jogador que interpretam Legolas e Tauriel devem indicar de alguma forma que estão usando outro idioma, porém, se os jogadores esquecem esse detalhe, poderiam dizer, depois que o jogador "anão" assume ter ouvido seus planos, que eles falavam em outra língua e aí começaria uma discussão subjetiva demais sobre se os elfos estariam ou não falando a língua élfica.


Para evitar esses problemas adotamos um tipo de código para cada língua falada e os jogadores deverão adotá-los para representar o uso dessas línguas, o código é formado de 3 partes sendo pelo menos 1 delas obrigatórias. A primeira parte é a mais simples o jogador descreve em qual língua sua fala está sendo realizada: falo em élfico com Tauriel: "podemos colocá-los nas masmorras".


As outras duas partes do código são bem simples também, para cada idioma é atribuída uma cor e uma língua "do mundo real" e o jogador, quando usar um idioma diferente do comum do cenário deverá escolher entre usar pelo menos 1 dessas opções:


A - indicar o nome da língua em que está falando
B - usar a cor da língua específica
C - usar o idioma "real" compatível com a língua


Tabela de idiomas


Idioma de ArtonCorIdioma real
Valkarpretoportuguês
Lalkarvermelho escurolatim
Tamurianocinzajaponês
Subterrâneoíndigoucraniano
Dracônicovermelho  birmanês
Anãomarromrusso
Élficoverdefrances
Abissalazeitonaislandês
Silvestreamarelokhmer
Celestialcianofinlandês
Druídicovioletalituano
Halflinglaranjagalês
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 120
Data de inscrição : 24/07/2015

Ficha do personagem
Pontos de vida:
Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Left_bar_bleue12/12Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos heróicos:
Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Left_bar_bleue12/12Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos de magia / fé:
Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Left_bar_bleue12/12Idiomas de Arton e normas de postagem no fórum Empty_bar_bleue  (12/12)

https://sigillumdaemon.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos