Daemon Sigillum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como criar um aprimoramento

Ir para baixo

Como criar um aprimoramento Empty Como criar um aprimoramento

Mensagem por Admin Dom Jul 26, 2015 12:44 am

Introdução
Aprimoramentos são uma parte essencial do sistema daemon pois, é através deles que um personagem mais se diferencia dos demais.

Os atributos podem ter valores diferentes, mas essa diferença geralmente não ultrapassa 6 pontos (um mago pode ter FOR10 enquanto um guerreiro terá algo entre FOR16 ou mais), e nas perícias os personagens só se diferenciam quando o conceito é diferente (um ladino vai ter perícias diferentes de um guerreiro, mas provavelmente dois guerreiros terão perícias semelhantes). 

Apesar dessa relevância os aprimoramentos são uma das partes mais problemáticas do sistema daemon, em primeiro lugar porque eles são desequilibrados, em segundo lugar porque a lista "geral" de aprimoramentos parece ser voltada para uma ambientação específica dificultando seu uso em outros cenários.

Esse texto tem o objetivo de apresentar regras que permitam resolver (pelo menos em parte) esses dois problema, permitindo que:
1 - o narrador tenha uma noção de equilíbrio entre os aprimoramentos;
2 - com a noção de equilíbrio o narrador será capaz de criar os aprimoramentos que julgar pertinentes para sua campanha.

Explicando o óbvio
As regras aqui apresentadas servirão para a maioria dos aprimoramentos que o narrador decidir criar, porém, é fato que haverão casos onde o aprimoramento desejado não vai se encaixar perfeitamente nas regras, nestes casos o narrador terá que contar com sua experiência comparando o quanto esse aprimoramento pode ser poderoso em relação aos outros aprimoramentos existentes.

Deixando claro o objetivo
O nosso objetivo é aprender como ter uma base para calcular os custos dos aprimoramentos de uma forma mais equilibrada.

Primeiro passo
A primeira coisa a se fazer é definir o que é o aprimoramento. Escreva a ideia inicial que lhe veio a cabeça, em seguida, comece a fazer perguntas sobre como esse aprimoramento funciona. Essas perguntas vão começar a definir as variáveis que influenciarão o aprimoramento.

Variáveis
Variáveis nada mais são que os fatores que servirão de base para calcular o custo de um aprimoramento, elas podem ser: 
- alterações nos atributos : uma mudança positiva ou negativa no valor do atributo.
- alterações nas perícias : uma mudança positiva ou negativa no valor da perícia.
- alterações nos pontos de vida, IP, pontos de magia, focus, fé : uma mudança positiva ou negativa no valor do atributo secundário.
- alteração na iniciativa : uma mudança positiva ou negativa no valor da iniciativa.
- alteração no dano : uma mudança positiva ou negativa no valor do dano.
- alteração nos recursos : uma mudança positiva ou negativa nos recursos.
- alteração na realidade do jogo : uma mudança positiva ou negativa na realidade do jogo.

Acima estão descritas apenas algumas formas dos aprimoramento, por exemplo, um bracelete mágico que aumenta a FOR, uma capa mágica que aumenta os níveis das perícias de furtividade e camuflagem, uma armadura mágica com IP mais alto que o comum, uma arma mágica "veloz" que aumenta a iniciativa, uma arma "poderosa" que aumenta o dano ou que se inflama magicamente, são exemplos de objetos que podem se tornar aprimoramentos.

Porém, existem outras variáveis que alteram um aprimoramento, por exemplo: o bônus de FOR é permanente? A capa só funciona num determinado ambiente? a armadura é vulnerável a algum tipo de ataque? a arma "veloz" só pode ter sua habilidade usada uma quantidade específica de vezes? a arma "poderosa" só é "poderosa" contra determinado tipo de criatura?

Dessas perguntas e de outras vão surgindo algumas variáveis:
- duração : permanente? temporária? Quanto tempo? rodadas? dias, meses ou anos?
- alcance : apenas o alvo? uma distância curta? longa? atravessa os planos?
- velocidade : é lento? rápido? que velocidade?
- frequência : funciona sempre? quantas vezes pode ser usado?
- tamanho : pequeno? grande? quanto?
- peso : é pesado? leve? quanto?
- condições : só pode ser usado numa condição específica? Quais?

Variáveis genéricas e abstratas
Acima foram descritas variáveis específicas e um tanto quanto "calculáveis" pois essas são as mais fáceis de serem percebidas ao se desenvolver um aprimoramento, porém, este não é o único caso, haverá vezes que você se sentirá perdido e precisará de referências, para tal, usamos duas escalas que vão lhe ajudar a se situar:

- Escala por perícias:
Os aprimoramentos obedecem uma escala de 1 a 5, e a base de testes vão de 0 a 100, então não é muito difícil pensar numa escala para tal. Para cada 1 ponto de aprimoramento há o equivalente a 20% de chances, logo:
1 - 20%
2 - 40%
3 - 50%
4 - 80%
5 - 100%

- Escala por poder ou competência:
Um narrador com uma boa noção de equilíbrio precisaria apenas dessa escala para criar seus atributos, ela simplesmente considera uma escala de competência para o narrador definir o custo do seu aprimoramento, muitas vezes, essa escala será usada para definir o valor de um aprimoramento junto com outras variáveis:
1 - muito fraco
2 - fraco
3 - médio
4 - forte
5 - muito forte

Defina uma escala
Depois de você ter uma noção de que variáveis incidem sobre o aprimoramento que você está criando, defina a menor vantagem desse aprimoramento, a essa vantagem equivale o nível 1 do aprimoramento, então você repete essa escala até o nível 5 e escolhe qual nível melhor se encaixa na sua descrição. Neste caso a escala pode seguir um multiplicador, ou algo parecido com uma progressão aritmética:

CustoMultiplicadorProgressão
121
233
345
467
589
61012
Definindo o custo
Definir o custo é o nosso objetivo, para tal, verifique a escala de todas as variáveis e use aquela de maior valor e compare com a escala de poder ou competência, levando em consideração a relevância do aprimoramento no cenário, mudar de dimensão pode ser incomum numa campanha realista mas numa campanha mais heróica de trevas isso seria relativamente comum entre os magos e seres sobrenaturais, esse traço altera se um aprimoramento é mais poderoso ou não, no primeiro caso o aprimoramento seria muito forte já no segundo seria pelo menos comum. 

Finalizando
Tendo descrito seu aprimoramento, definido as variáveis e determinando o custo o próximo passo é compará-lo com outros aprimoramentos para verificar a equivalência de poder e confirmar se está tudo ok.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 120
Data de inscrição : 24/07/2015

Ficha do personagem
Pontos de vida:
Como criar um aprimoramento Left_bar_bleue12/12Como criar um aprimoramento Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos heróicos:
Como criar um aprimoramento Left_bar_bleue12/12Como criar um aprimoramento Empty_bar_bleue  (12/12)
Pontos de magia / fé:
Como criar um aprimoramento Left_bar_bleue12/12Como criar um aprimoramento Empty_bar_bleue  (12/12)

https://sigillumdaemon.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos